quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Papo de Homem: Ternos






Todos sabemos que o guarda-roupa masculino é repleto de regras e detalhes que não podem ser ignorados e desobedecidos. O terno é um dos principais culpados disso.









Paletó com dois botões
Vamos começar do principal: o paletó. O paletó é uma peça básica para um homem, se você quer adquirir um dê preferência ao azul-marinho pois combina com basicamente e abrange ocasiões da casual a mais formal. Nós, para ser mais exato o Breno, preferimos um paletó com dois botões, porque ele faz com que a cintura pareça menor e os ombros maiores, assim moldando o corpo. Para ter uma silhueta mais moderna o paletó precisa ser bem ajustado ao corpo (mas não apertado).  O comprimento do paletó tem que ser o suficiente para cobrir o gancho da calça e nada mais, se for mais longo vai deixar o homem mais baixo. As mangas têm que mostrar de 0,5 a 1 cm da manga da camisa.
Neal Caffrey, um personagem de muito estilo, uma
boa inspiração




Camisa de gola italiana; repare na forma da
gola e não na cor.
Hoje em dia existem ternos de cores de todos os tipos, estampados, brilhosos, clássicos, enfim, mas é sempre bom escolher os clássicos azul-marinho, preto e chumbo, estes se adaptam a todas as ocasiões. A camisa branca é sempre a opção mais segura, mas se quiser usar alguma cor diferente sempre use o bom-senso ao escolhe-la, valendo-se tambem do seu estilo. A gravata tem que conversar com a camisa e com o terno, as cores devem ser de famílias iguais ou muito parecidas (exemplos: camisa rosa-claro, gravata de estampa roxa-rosa-preta e terno azul-marinho), porém pode acontecer de combinar sem necessariamente seguir-se essa regra (já vimos vezes em que a gravata era vermelha, a camisa azul e o terno preto). Hoje em dia, utiliza-se muito a gravata mais fina, para isso é necessário que você a combine com uma camisa de gola italiana.




Uma outra peça interessante é o colete que não é muito usado, porém traz maior refinamento ao look. Ele faz parte do terno e deve ser do mesmo tecido que o paletó e a calça, exceto as costas que muitas vezes podem ser feitas em um tecido e cor diferentes.

Quanto à textura do terno, está liberado, pode ser liso, pode ser de estampa de peixe, riscado, enfim, o que você achar melhor contanto que não chame muita atenção, lembre-se é sempre bom presar pela discrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário